Húmus

O fim-de-semana já chegou e por isso, tal como prometido, e ainda a tempo de se organizarem, partilho uma receita de húmus, uma entrada que complementa na perfeição o jantar do Médio Oriente. É simples, maravilhoso e saudável.

Normalmente o húmus leva ou tahini, ou óleo de sésamo e sementes de sésamo. Não tenho por hábito ter esses ingredientes cá por casa, então fiz uma versão mais simples e igualmente deliciosa.

Ingredientes

  • 400g de grão-de-bico (cozido ou em lata)
  • 1 dente de alho
  • 60g de azeite
  • sumo de 1 limão
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de paprika
  • paprika para decorar
  • hortelã para decorar

(Uso a bimby para fazer esta receita, mas podem usar qualquer outro robot de cozinha ou até experimentar com a varinha mágica).

Triturar o alho e o grão 1min/vel.7. Juntar o resto dos ingredientes e misturar tudo 2min/vel.4. Verificar se está uma pasta com poucas cascas ou se ainda precisa de mais uns segundinhos. Colocar numa tacinha e decorar com paprika e uma folha de hortelã.

Servir acompanhado com cenoura crua em tiras, pão pita (eu uso tortilhas sem glúten, unto-as com azeite, grelho um bocadinho na chapa para tostar e corto aos triângulo) ou apenas com a refeição sugerida na receita anterior. A minha opção favorita é mesmo a das cenouras.

Fica a partilha de uma boa entrada, mas também de um bom snack.

Bom fim-de-semana!

 

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