Iogurte de coco

Esta receita é feita inteiramente na bimby, mas para aqueles que não têm bimby e estão habituados a fazer iogurtes em casa, creio que a vão conseguir adaptar facilmente. Experimentei fazê-la um bocado por instinto e para aproveitar o leite de coco que me tinha sobrado e resultou muito bem! Ficou delicioso.

Ingredientes

  • 200g de leite de coco (lata)
  • 800g de leite sem lactose
  • 60/80g de açúcar*
  • iogurte sem lactose

*Se o vosso iogurte sem lactose for natural/magro podem por 80g de açúcar, se for açucarado, apostem nas 60/50g. Também podem cortar completamente o açúcar, mas ficará bastante amargo, o que não é tão bom num iogurte de coco.

Juntar todos os ingredientes e programar 4min/50º/vel. 4.

Desligar a bimby e cobri-la muito bem, com mantas polares e toalhas, a espessura do iogurte vai depender da forma como o cobrimos. Creio que no Inverno é preciso deixá-lo mais tapadinho que no Verão. Deixar o iogurte fermentar durante 13h. O mais fácil é fazê-lo à noite, para garantir que não vão precisar da bimby*. Depois desse tempo, colocar em frasquinhos esterilizados (ou num frasquinho grande) e guardar no frigorífico.

E que bom é ter iogurte caseiro!

*Se precisarem mesmo da bimby, o livro dá a sugestão de guardarem logo em frasquinhos e cobrirem bem com uma manta ou num saco térmico, durante 13h. Eu tenho feito sempre na bimby. Tento garantir que não a vou usar ao jantar ou faço depois do jantar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s