Sopa ainda mais roxa

As sopas começaram com uma sopa roxa, mas que é um roxo mais rosado e mais avermelhado, por causa da beterraba. Só que chamei-lhe sopa roxa porque a base era a batata doce roxa e ainda por cima também usei uma cebola bem roxa. A base desta sopa volta a ser a batata doce roxa e assim, acabamos a semana das sopas. Esta sopa ficou ainda mais roxa, porque o legume que a acompanha, a couve-flor, ajuda a isso.

Provavelmente esta é uma das minhas sopas favoritas e, mais uma vez, é uma sopa mais adocicada, para os fãs de legumes doces (que eu sei que estão por aí, não posso ser a única!), apesar de ter um travo a couve-flor, que é uma delícia.

Para uma panela média de sopa:

  • 3 batatas doces roxas
  • 1 couve-flor
  • 1 cebola branca
  • sal q.b
  • azeite q.b.
  • queijo emmental para decorar
  • hortelã para decorar

Lavar, descascar e cortar bem fininhos todos os legumes, mas guardar algumas flores da couve-flor para cozinhar à parte. Colocar todos os legumes numa panela, cobri-los com água, temperar com sal e deixar cozinhar 30 minutos até estarem tenrinhos. Numa panela à parte, colocar as flores em água e uma pitada de sal, deixar cozinhar por 15/20 minutos, até estarem cozidos, mas sem que se desfaçam.

No final dos 30 minutos, verificar se os legumes estão todos tenrinhos, incluindo os bocadinhos de talo da couve-flor. Depois, rectificar a água e passar a sopa até ficar cremosa, de seguida, juntar a couve-flor cozinhada à parte para dar textura à sopa (elas vão afundar, se quiserem que fique mais bonito para receber visitas ou só porque querem uma refeição mais especial, coloquem só na hora de servir).

Decorar com queijo ralado e uma folha de hortelã. Eu usei queijo emmental, tinha-o cá em casa, gosto muito dele e é um queijo que fica muito bem com sabores mais fortes ou derretido, além disso o que tínhamos cá em casa tinha pouca lactose. Mas parmesão também é uma óptima alternativa, até porque é bastante salgado e vai combinar com a sopa e, neste caso, a aposta ainda é mais segura porque é um queijo sem lactose.Claro que esta parte do queijo é facultativa, houve dias em que comi com queijo, outros sem. A sopa é mesmo deliciosa por si só!

Área de anexos
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s