Sopa de brócolos

Gosto de variar nas sopas, também para experimentar misturas de legumes diferentes e para me maravilhar com os corantes naturais dos legumes que comemos.

A sopa de hoje é simples e uma opção ideal para quando precisamos de comer mais verduras. É uma sopa com poucos ingredientes, por isso ideal para os fãs de brócolos.

Para uma panela média de sopa:

  • 1 ramo de brócolos médio/grande
  • 1 cebola
  • 1 batata grande
  • sal q.b.
  • azeite q.b.

Lavar muito bem os legumes, descascar e parti-los bem fininhos. Ao arranjar os brócolos, retirar algumas das flores, as mais pequeninas, para cozer à parte, de resto, aproveitar tudo dos brócolos: cale, folhas e as flores maiores. Juntar os legumes cortados numa panela, cobrir com água, juntar o sal e deixar cozinhar até tudo estar tenrinho, mais ou menos uns 25/30 minutos. À parte, encher uma panela com água, uma pitadinha de sal e cozinhar as flores pequeninas dos brócolos, levam mais ou menos 10, o importante é que não se desfaçam. Quem tiver uma rede para colocar na panela pode lá cozinhar os brócolos, ou até na varoma da bimby.

Quando os legumes estiverem cozinhados, rectificar a água, adicionar um fio de azeite e triturar tudo até obter um creme. De seguida, juntar os brócolos cozinhados à parte e já escorridos. Assim ficamos com um creme que também tem algo para mastigar, às vezes é preciso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s