Sopa roxa

Durante estas semanas o frio tem estado aí em força e o Inverno ainda só vai a meio, por isso mesmo esta semana o blog é dedicado às sopas quentinhas. Porque nada como uma boa sopa para nos ajudar a aquecer.

Normalmente faço sopas muito simples, como sopa antes de cada refeição, por isso opto por sopas mais leves, só com legumes. E além disso, gosto de legumes e sentir o seu sabor, então uso poucos condimentos e poucos legumes por sopa, o desafio é aprender que legumes ficam bem juntos, sem que um se sobreponha ao outro. Para quem não gostar tanto do sabor de legumes não tenha medo, pode juntar às receitas umas ervinhas, umas especiarias a gosto, etc.

A semana das sopas começa com uma sopa muito bonita e saborosa, indicada para pessoas que gostam de legumes mais doces.

Para 1 panela média/grande de sopa:

  • 4 batatas doces roxas*
  • 1 beterraba
  • 1 cebola roxa
  • 1 xuxu
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
  • hortelã para decorar
  • água

Lavar muito bem e descascar os legumes. Cortar os legumes bem fininhos, para que a sopa demore menos tempo a cozinhar. Colocar todos os legumes cortados no tacho e cobri-los com água, o ideal é colocar água a tapar os legumes por completo. Temperar com sal e colocar ao lume, quando a sopa estiver a ferver, baixar para lume médio e deixar cozinhar por 1hora (os outros legumes já vão estar bastante cozinhados, mas a beterraba é demorada, é mesmo para deixar cozinhar a sopa até a beterraba estar completamente cozida).

Depois dos legumes cozidos, verificar se é necessário tirar um bocadinho de água ou não, para que a sopa fique cremosa, mas não demasiado líquida. Adicionar um fio de azeite e passar a sopa até ficar um creme homogéneo.

Sirvam com uma folha de hortelã. É bonita e deliciosa!

*A batata doce roxa não é fácil de arranjar, em Lisboa sei que há em alguns mercados de bairro ou mercados biológicos. São um bocadinho mais caras que as outras, mas comprar uma vez por outra vale a pena, pois são deliciosas, saudáveis e bonitas! Também ficam óptimas fritas ou assadas a acompanhar carne vermelha.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s