Pêras no forno com aveia, maple syrup e frutos secos

Os dias estão frios e a fruta de Inverno é pouco variada, então porque não aproveitar a falta de variedade para ser um pouco mais criativo? A sugestão de hoje pode também ajudar nos lanches sem glúten, é uma alternativa saudável, fácil de fazer, económica e até fácil de levar para onde quiserem!

Ingredientes:

  • 4 pêras
  • 120 ml de maple syrup* (ou mel)
  • 2 colheres de sopa de aveia sem glúten
  • 2 colheres de sopa de avelãs (nozes, ou amêndoas) partidas aos bocadinhos

Lavar as pêras muito bem e cortá-las ao meio. Tirar o caroço de modo a abrir um buraco no meio, com cuidado para o buraco não ser profundo demais, mas de modo a ser grande o suficiente para rechear a pêra. De seguida, colocar as pêras num tabuleiro próprio para forno, já untado com manteiga para não pegar. Encher o meio das pêras com o maple syrup, a aveia e as avelãs. Terminar espalhando o que sobrar do maple syrup por cima de todas as pêras.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30-40 minutos.

As pêras ficam muito boas acompanhadas com iogurte. Podem aquecé-las no microondas ou comé-las frias. Ficam boas de qualquer das fomas!

*O maple syrup não é um ingrediente muito económico, mas se quiserem fazer esse investimento, é um ingrediente bastante versátil, pode usar-se em bolos e granolas caseiras. Desta vez usei porque tinha em casa e é um ingrediente óptimo! Mas não tenham medo de substituir por mel e trabalhar com o que têm em casa, “aproveitar” é um bom lema na cozinha. O mesmo se aplica aos frutos secos, aproveitem o que têm, o que preferem e o que acham mais económico.

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  1. tem excelente aspecto 🙂

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